DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO BIÓLOGO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DEMONSTRANDO OS POSSÍVEIS RISCOS DE INFECÇÃO POR TOXOPLASMA GONDII ATRAVÉS DO CONTATO COM FELINOS DOMÉSTICOS, AVES, ROEDORES E ATRAVÉS DA INGESTÃO DE LEITE CRU E SEUS DERIVADO

Autores

  • Mayra Alves Duarte Silva Autor/in
  • Mildred Ferreira Medeiros Autor/in
  • Andre Luiz Peixoto Candéa Autor/in
  • Tatiana Amorim Muniz de Alencar Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/wwdq7r68

Palavras-chave:

Toxoplasmose, Gatos, Vigilância Sanitária, Leite Cru

Resumo

O Toxoplasma gondii (T. gondii) é um parasita unicelular intracelular obrigatório que causa a doença toxoplasmose - uma zoonose importante para a saúde pública por ser uma das que possuem maior ocorrência no mundo. Esse estudo teve como principal objetivo verificar os desafios do biólogo em relação à educação da comunidade quanto aos riscos da infecção humana por Toxoplasma gondii (T. gondii) devido ao contato com os gatos e outros animais contaminados ou através da ingestão de leite cru e/ou seus derivados. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo e exploratório baseado em levantamento bibliográfico nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. A análise dos dados coletados permitiu identificar que o principal papel do biólogo é promover a educação da comunidade sobre a doença, suas formas de prevenção. Além disso, o biólogo pode atuar na vigilância sanitária, na vigilância epidemiológica, nas campanhas educativas para promoção da saúde da comunidade, na pesquisa de desenvolvimento de novos exames de laboratório para diagnóstico da doença e participação em pesquisas para novos tratamentos da doença. Concluímos, portanto, que as atribuições do biólogo são muito importantes para prevenção de surtos dessa doença com a conscientização da comunidade e devido a necessidade de uma vigilância permanente em criadouros de animais cujo leite produzido é comercializado, em relação aos cuidados veterinários com animais domésticos, controle de dispersão de aves urbanas como pombos e controle da disseminação de ratos.

Biografia do Autor

  • Mayra Alves Duarte Silva

    Graduanda em Biologia pela UNISUAM

  • Andre Luiz Peixoto Candéa

    Doutor em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ. Graduado em Ciências Biológicas pela UERJ.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Doenças tropicais negligenciadas. Boletim Epidemiológico. Brasília, DF; 2021.

CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA. Leis, Decretos, Medidas provisórias e Resoluções.

DE ÁVILA, VANESSA PERLIN FERRARO. Toxoplasmose felina: revisão de literatura. 2009.

DE SOUZA MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011.

FIALHO, Cristina Germani; TEIXEIRA, Mariana Caetano; DE ARAUJO, Flávio Antônio Pacheco. Toxoplasmose animal no Brasil. Acta Scientiae Veterinariae, v. 37, n. 1, p. 1-23, 2009.

FIGUEIREDO, Nice. Da importância dos artigos de revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.23. n.1/4, p. 131-135.

GALVÃO, André Luiz Baptista et al. Aspectos da toxoplasmose na clínica de pequenos animais. Semina: Ciências Agrárias, v. 35, n. 1, p. 393-409, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

MEDEIROS, Mildred Ferreira. Risco de Infecção por Toxoplasma Pela Ingestão de Leite Cru e Derivados Contaminados e Vendidos no Comércio Informal. Revista Dissertar, v.1, n.33, 2019.

MILLAR, Patricia Riddell et al. A importância dos animais de produção na infecção por Toxoplasma gondii no Brasil. Semina: Ciências Agrárias, v. 29, n. 3, p. 693-706, 2008.

NEGRI, D. et al. Toxoplasmose em cães e gatos. Revista Científica de Medicina Veterinária. Garça, SP: FAEF, v. 1, p. 1-7, 2008.

ORSI, Bruno Santi Climeni; MONTEIRO, Marcus Vilkas; NEVES, Maria Francisca. Toxoplasmose. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária.n. 12. 2009.

PRADO, Aline et al. Toxoplasmose: o que o profissional da saúde deve saber. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011.

SILVA, Bruno F. et al. Uma revisão sistemática sobre as formas de infecção pelo Toxoplasma gondii. Natureza on line, v. 5, n. 2, p. 63-67, 2007.

SILVA, Carolina Costa et al. Pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasma gondii (Nicolle & Manceaux, 1909) em felídeos selvagens nos municípios de Capitão Poço e Belém, Pará. 2008.

Downloads

Publicado

08/15/2024