CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PORTFÓLIO FOTOGRÁFICO DIGITAL DE MICROSCOPIA DE TECIDOS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES

Autores

  • Mildred Ferreira Medeiros Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/y4f84791

Palavras-chave:

Aprendizagem, Portfólio digital, Metodologia ativa, Histologia básica

Resumo

O presente estudo  contém um relato de experiência acerca da construção coletiva de um portfólio digital de histologia humana básica dos tecidos por alunos de graduação em saúde de uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro, como ferramenta avaliativa curricular baseada em metodologia ativa de aprendizagem, estimulando o estudo avançado teórico da disciplina e a promoção do desenvolvimento de habilidades técnicas básicas de documentação fotográfica com o uso de câmeras fotográficas digitais de smartphones, tendo como objetivo final promover o desenvolvimento da seguinte tríade de competências e habilidades individuais: protagonismo estudantil x tomada de decisão x comunicação interpessoal. A atividade consistia em: 1) Organização da turma em grupos de 5 a 6 acadêmicos; 2) Descrição das normas da atividade para turma; 3) Treinamento da técnica de microscopia óptica;  4) Treinamento do uso do smartphone para realização de documentação fotográfica das lâminas histológicas estudadas através da microscopia óptica durante as aulas práticas; 5) Redação de resumo descritivo sobre os tecidos documentados e de uma patologia associada a cada tecido estudado; 6) Confecção do arquivo digital do portfólio; 7) Entrega do portfólio digital através do ambiente de tarefas da plataforma virtual Microsoft teams®. Como resultados da aplicação da ferramenta, observou-se: dificuldades pontuais no manuseio do microscópio óptico e/ou do ajuste e foco/nitidez da imagem a ser capturada pela câmera digital do smartphone; dificuldade na redação do resumo teórico e na formatação do portfólio digital. Observou-se também o desenvolvimento do senso crítico, maior habilidade na tomada de decisão durante as escolhas/ votação para definição das fotomicrografias digitais de melhor qualidade e a administração do tempo disponível para desenvolvimento da atividade X demais atividades acadêmicas e extracurriculares. Conclui-se, portanto, que a atividade realizada foi uma ferramenta de aprendizagem alcançando os objetivos propostos.

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Publicado

08/15/2024