PROJETO DE INTRODUÇÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA VISÃO ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A CAIXA DE AREIA DE REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.24119/smfa6p85Palavras-chave:
Programação, Realidade Aumentada, AR SANDBOXResumo
A necessidade de profissionais na área de tecnologia e programação é uma crescente nunca vista. Uma aula com participação ativa do estudante é de impacto extenso, pois essa participação gera nele a cultura de protagonismo. Apresentar os conceitos de lógica de programação e desenvolver a visão espacial do aluno despertando o interesse pode ser facilitada pelo uso da ARSANDBOX (caixa de areia de realidade aumentada), que é um projeto desenvolvido em parceria pela Universidade da Califórnia, Centro de Pesquisa Ambiental de Tahoe, Aquário e Centro de Ciências Echo Lake. O ARSANDBOX consiste em uma caixa de areia real que através de um sensor de movimento Microsoft Kinect detecta e mede o relevo criado na areia, gerando um modelo digital de elevação. Os dados passam por um Software de simulação e visualização, depois esse modelo digital de elevação é projetado na areia em diferentes cores de acordo com a altura medida. Quando o usuário modifica o relevo na areia, o sensor de movimento Kinect captura essas mudanças e recalcula o modelo digital de elevação, atualizando a projeção das cores e das curvas de nível simultaneamente. Ele pode representar paisagens reais em escalas reduzidas e pode simular a interação de água no terreno auxiliando em simulação de processo perigosos como as inundações, rompimento de barragens ou até erupção vulcânica. Há aplicações secundárias para este projeto, como estudo de desastres derivados de causas naturais com foco em dinâmica externa da terra (tempestades, tornados e movimento de massas). Desta forma o AR SANDBOX funciona como uma excelente ferramenta para ver aplicação de conteúdo de lógica de programação e do ensino de geociências, podendo ser obtido através do download gratuito.
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