PROJETO DE INTRODUÇÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA VISÃO ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A CAIXA DE AREIA DE REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Renata Mercante Autor/in
  • Eduardo Aguiar Dos Santos Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/smfa6p85

Palavras-chave:

Programação, Realidade Aumentada, AR SANDBOX

Resumo

A necessidade de profissionais na área de  tecnologia e programação é uma crescente  nunca vista. Uma aula com participação ativa do  estudante é de impacto extenso, pois essa  participação gera nele a cultura de  protagonismo. Apresentar os conceitos de  lógica de programação e desenvolver a visão  espacial do aluno despertando o interesse pode  ser facilitada pelo uso da ARSANDBOX (caixa  de areia de realidade aumentada), que é um  projeto desenvolvido em parceria pela  Universidade da Califórnia, Centro de Pesquisa  Ambiental de Tahoe, Aquário e Centro de  Ciências Echo Lake. O ARSANDBOX consiste  em uma caixa de areia real que através de um  sensor de movimento Microsoft Kinect detecta  e mede o relevo criado na areia, gerando um  modelo digital de elevação. Os dados passam  por um Software de simulação e visualização,  depois esse modelo digital de elevação é  projetado na areia em diferentes cores de acordo  com a altura medida. Quando o usuário  modifica o relevo na areia, o sensor de  movimento Kinect captura essas mudanças e  recalcula o modelo digital de elevação,  atualizando a projeção das cores e das curvas de  nível simultaneamente. Ele pode representar  paisagens reais em escalas reduzidas e pode  simular a interação de água no terreno auxiliando em simulação de processo perigosos  como as inundações, rompimento de barragens  ou até erupção vulcânica. Há aplicações  secundárias para este projeto, como estudo de  desastres derivados de causas naturais com foco  em dinâmica externa da terra (tempestades,  tornados e movimento de massas). Desta forma  o AR SANDBOX funciona como uma  excelente ferramenta para ver aplicação de  conteúdo de lógica de programação e do ensino  de geociências, podendo ser obtido através do  download gratuito.

Biografia do Autor

  • Renata Mercante

    Doutora em Engenharia Oceânica pela UFRJ. Mestre em Engenharia Oceânica pela UFRJ. Graduada em Engenharia Elétrica pela UERJ.

  • Eduardo Aguiar Dos Santos

    Graduando do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá.

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VÍDEO YOUTUBE UCLA's Augmented Reality Sandbox

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Publicado

08/15/2024