EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Miriam do Ramo Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/ks1wwa31

Palavras-chave:

Conscientização, Sociedade, Legislação, Desenvolvimento, Sustentável

Resumo

O presente trabalho tem como elemento de estudo a educação ambiental como metodologia transformadora  para a obtenção da sustentabilidade. O objetivo principal desta análise é expor a relevância da educação  ambiental, como sistema permanente, para a conscientização da sociedade. Assim sendo, o estudo começa  com uma abordagem acerca da sustentabilidade, abordando sua gênese, concepção e principais dimensões,  isto é, a ambiental, a social e a econômica. Além disso, busca apresentar os eventos principais sobre educação  ambiental, os quais sugestionaram até mesmo a legislação brasileira, como por exemplo, a Política Nacional  de Educação Ambiental no Brasil e os programas concebidos no país, como ferramenta no tema, destinados a  expor a relevância da educação ambiental como uma metodologia de valores sem a qual o ser humano não  conseguiria chegar ao desenvolvimento sustentável. Aborda-se a educação ambiental como um sistema de  transformação da consciência criado através de ações, que efetivadas edificam valores sociais, saberes e ações  destinadas para conservar o meio ambiente. Para a elaboração deste trabalho será usado como metodologia a  abordagem intuitiva e pesquisa bibliográfica.  

Biografia do Autor

  • Miriam do Ramo

    Miriam do Ramo

Referências

ALBERTIN, Ricardo Massulo. Diagnóstico da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio do Índio. Estado do Paraná. Maringá, 2011.

BAGLIANO, R. V.; ALC NTARA, N. R.; BACCARO, C. A. D. Conceituação histórica e fundamentação da educação ambiental no mundo e no Brasil. Revista Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade / ano.1 n.1 / Jul - dez 2012.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção educação contemporânea).

BEZZERA, Maria do Carmo; RIBAS, Otto. Desafio da gestão ambiental urbana. In SENAC Nacional, 2005.

BEZERRA, Y.B.S.; PEREIRA, F.S.P.; SILVA, A.K.P.; MENDES, D.G.P.S. Análise da Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental em uma Escola do Município de Serra Talhada (PE). Revista brasileira de Educação Ambiental. Revbea, São Paulo, V. 9, Nº 2: 472-488, 2014.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BORTOLON, B.; MENDES, M. S. S. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 abr. 2023.

____________, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 abr. 2023.

____________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. ____________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF1998.

BUENO, A. C.; OLIVEIRA, E. M. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a problemática ambiental. Revista Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CASTOLDI, R.; BERNARDI, R.; POLINARSKI, C.A. Percepção dos Problemas Ambientais por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ciências, tecnologia e Sociedade, v.1, n.1, p.56-80, 2009.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2002. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5 ed.:CORTEZ, São Paulo. 2001.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Altas, 2010.

GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Universidade do Minho. Leiria, Portugal, 2005.

GROHE, S.L.S. Escolas Sustentáveis: Três Experiências no Município de São Leopoldo. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

GUEDES, José Carlos de Souza. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

HEWIT, Hugh. Blog entenda a revolução que vai mudar o mundo/ tradução de Alexandre Martins Morais. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.

KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e práticas de escrita sobre si na Internet In: MARCUSCHI, Luiz Antonio& Xavier, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-39, 2014.

LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação: Revista do ISEP/Programa de Mestrado em Ciências Pedagógicas. v. 3, n. 1, out. 2004.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MARCZWSKI, M. Avaliação da Percepção Ambiental em uma População de estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal Rural: em Estudo de caso. Universidade federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociência. Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Porto Alegre, 2006.

MALHOTRA et al,. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARANHÃO, Magno de Aguiar. Educação ambiental: a única saída. 2005. Disponível em: http://www.magnomaranhao.pro.br. Acesso em: 17 abr. 2023.

MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

MELO, Gutemberg de Pádua. Noções práticas de educação ambiental para professores e outros agentes multiplicadores. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis: Superintendência do IBAMA na Paraíba. João Pessoa, 2007.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de et al. Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 185- 197, 2018.

MENDONÇA. P. R. Avaliação dos parâmetros em ação – meio ambiente na escola. Dissertação de Mestrado do Centro de Sustentável da Universidade de Brasília, 2010.

OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. Aprendizagem mediada e avaliada por computador: a inserção dos blogs como interface na educação: In Marco Silva & Edméa Santos (orgs.), Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola 2006.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues; COLESANTI, Marlene T. de Muno. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 20 (1): 51-66, jun. 2008.

SCHAMBERLAIN, N. A; LEANDRO, Z. F. Os PCN‘S e os projetos de educação ambiental nas escolas de Campo Mourão. Paraná, 2013. V Encontro Interdisciplinar de Educação.

SILVA, Katiane Pedrosa Mirandola et al. Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revbea, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 69-80, 2019

SOARES et.al. Saúde e qualidade de vida do ser humano no contexto da interdisciplinaridade da Educação Ambiental. No. 38 - 05/12/2011.

SPYEAR, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zanhar, 2007.

TENÓRIO, Robinson Moreira. Computadores de papel: máquinas abstratas para o ensino concreto. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2001.

TOZONI-REIS, M.F.C. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. v 3, n 1, jan-jun 2008

TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003.

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALDMAN, Maurício. Meio ambiente & antropologia. São Paulo: Senac, 2006. YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

08/15/2024