EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.24119/ks1wwa31Palavras-chave:
Conscientização, Sociedade, Legislação, Desenvolvimento, SustentávelResumo
O presente trabalho tem como elemento de estudo a educação ambiental como metodologia transformadora para a obtenção da sustentabilidade. O objetivo principal desta análise é expor a relevância da educação ambiental, como sistema permanente, para a conscientização da sociedade. Assim sendo, o estudo começa com uma abordagem acerca da sustentabilidade, abordando sua gênese, concepção e principais dimensões, isto é, a ambiental, a social e a econômica. Além disso, busca apresentar os eventos principais sobre educação ambiental, os quais sugestionaram até mesmo a legislação brasileira, como por exemplo, a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil e os programas concebidos no país, como ferramenta no tema, destinados a expor a relevância da educação ambiental como uma metodologia de valores sem a qual o ser humano não conseguiria chegar ao desenvolvimento sustentável. Aborda-se a educação ambiental como um sistema de transformação da consciência criado através de ações, que efetivadas edificam valores sociais, saberes e ações destinadas para conservar o meio ambiente. Para a elaboração deste trabalho será usado como metodologia a abordagem intuitiva e pesquisa bibliográfica.
Referências
ALBERTIN, Ricardo Massulo. Diagnóstico da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio do Índio. Estado do Paraná. Maringá, 2011.
BAGLIANO, R. V.; ALC NTARA, N. R.; BACCARO, C. A. D. Conceituação histórica e fundamentação da educação ambiental no mundo e no Brasil. Revista Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade / ano.1 n.1 / Jul - dez 2012.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção educação contemporânea).
BEZZERA, Maria do Carmo; RIBAS, Otto. Desafio da gestão ambiental urbana. In SENAC Nacional, 2005.
BEZERRA, Y.B.S.; PEREIRA, F.S.P.; SILVA, A.K.P.; MENDES, D.G.P.S. Análise da Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental em uma Escola do Município de Serra Talhada (PE). Revista brasileira de Educação Ambiental. Revbea, São Paulo, V. 9, Nº 2: 472-488, 2014.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
BORTOLON, B.; MENDES, M. S. S. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 abr. 2023.
____________, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 abr. 2023.
____________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. ____________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF1998.
BUENO, A. C.; OLIVEIRA, E. M. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a problemática ambiental. Revista Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CASTOLDI, R.; BERNARDI, R.; POLINARSKI, C.A. Percepção dos Problemas Ambientais por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ciências, tecnologia e Sociedade, v.1, n.1, p.56-80, 2009.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2002. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5 ed.:CORTEZ, São Paulo. 2001.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Altas, 2010.
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Universidade do Minho. Leiria, Portugal, 2005.
GROHE, S.L.S. Escolas Sustentáveis: Três Experiências no Município de São Leopoldo. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
GUEDES, José Carlos de Souza. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.
HEWIT, Hugh. Blog entenda a revolução que vai mudar o mundo/ tradução de Alexandre Martins Morais. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e práticas de escrita sobre si na Internet In: MARCUSCHI, Luiz Antonio& Xavier, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-39, 2014.
LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação: Revista do ISEP/Programa de Mestrado em Ciências Pedagógicas. v. 3, n. 1, out. 2004.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MARCZWSKI, M. Avaliação da Percepção Ambiental em uma População de estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal Rural: em Estudo de caso. Universidade federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociência. Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Porto Alegre, 2006.
MALHOTRA et al,. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARANHÃO, Magno de Aguiar. Educação ambiental: a única saída. 2005. Disponível em: http://www.magnomaranhao.pro.br. Acesso em: 17 abr. 2023.
MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
MELO, Gutemberg de Pádua. Noções práticas de educação ambiental para professores e outros agentes multiplicadores. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis: Superintendência do IBAMA na Paraíba. João Pessoa, 2007.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira de et al. Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 185- 197, 2018.
MENDONÇA. P. R. Avaliação dos parâmetros em ação – meio ambiente na escola. Dissertação de Mestrado do Centro de Sustentável da Universidade de Brasília, 2010.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. Aprendizagem mediada e avaliada por computador: a inserção dos blogs como interface na educação: In Marco Silva & Edméa Santos (orgs.), Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola 2006.
RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues; COLESANTI, Marlene T. de Muno. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 20 (1): 51-66, jun. 2008.
SCHAMBERLAIN, N. A; LEANDRO, Z. F. Os PCN‘S e os projetos de educação ambiental nas escolas de Campo Mourão. Paraná, 2013. V Encontro Interdisciplinar de Educação.
SILVA, Katiane Pedrosa Mirandola et al. Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revbea, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 69-80, 2019
SOARES et.al. Saúde e qualidade de vida do ser humano no contexto da interdisciplinaridade da Educação Ambiental. No. 38 - 05/12/2011.
SPYEAR, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zanhar, 2007.
TENÓRIO, Robinson Moreira. Computadores de papel: máquinas abstratas para o ensino concreto. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2001.
TOZONI-REIS, M.F.C. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. v 3, n 1, jan-jun 2008
TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALDMAN, Maurício. Meio ambiente & antropologia. São Paulo: Senac, 2006. YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.