TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
COMO AS EMPRESAS MANTIVERAM O ENSINO CORPORATIVO NA PANDÊMICO?
DOI:
https://doi.org/10.24119/vq4mnv60Palavras-chave:
Capacitação, Educação, Corporativa, Pandemia, TDIC’sResumo
Este artigo tem como objetivo identificar como as corporações atuaram durante a pandemia de Covid-19 para manter a capacitação de seu pessoal, considerando as oportunidades educacionais e de aprendizagem vivenciadas no mundo corporativo com o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação - TDICs e suas possíveis aplicações na educação formal e continuada. O estudo foi motivado pela vivência de colaboradores de três empresas de ramos distintos, que vivenciaram em suas rotinas de trabalho tais transformações e puderam observar os desafios que essa nova realidade trouxe para as empresas. O estudo, de abordagem quantitativa, utilizou-se previamente de uma revisão bibliográfica acerca do tema das tecnologias voltadas à educação, e da educação corporativa mediada pelas tecnologias no mundo corporativo pós-pandemia, para contextualização do tema pesquisado, e de uma pesquisa de opinião com aplicação de questionários. Os informantes foram selecionados a partir de amostragem de conveniência, aplicando-se estatística descritiva para análise dados. Nesse contexto, observou-se que as empresas conseguiram continuar desenvolvendo seus times através de treinamentos e cursos, porém houve falta de estrutura para realizar os treinamentos e dar o suporte necessário aos colaboradores, diante da sobrecarrega com demandas simultâneas, laborais e familiares. Desse modo, concluiu-se que apesar das tecnologias e dos programas de capacitação estarem disponíveis, a inserção nesse novo modelo de aprendizagem implica o investimento em ferramentas que melhorem a comunicação e a interação organizacionais.
Referências
CASARINI, F. G., Baumgartner, M. Educação corporativa: da teoria à prática. Brasil: Editora Senac, São Paulo, 2019
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Sociedade Tecnológica: tecnologia digital da informação e Comunicação (TDIC). UNEB, 2021.
MUGNOL, Márcio. A Educação a Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, nº 27, 2009.
MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.
OLIVEIRA, Aldimária Francisca P. de; QUEIROZ, Aurinês de Sousa; SOUZA JÚNIOR, Francisco de Assis de; SILVA, Maria da Conceição Tavares da; MELO, Máximo Luiz Veríssimo de; OLIVEIRA, Paulo Roberto Frutuoso de. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Revista Educação Pública, v. 19, nº 17, 20 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/ead-educacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasil . Acesso em 25 de fevereiro de 2022
QUARTIERO, E. M. & CERNY, R. Z. Universidade Corporativa: uma nova face da relação entre mundo do trabalho e mundo da educação. In: QUARTIERO, E. M. & BIANCHETTI, L. (Orgs.) Educação corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.
RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia digital (verbete) in CEALE/UFMG. Glossário CEALE. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG. Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/
glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital. Acesso em 25 de fevereiro de 2022