HABILIDADES EM TRIGONOMETRIA PARA JOVENS E ADULTOS EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA
UM BREVE COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.24119/szdb3p02Palavras-chave:
Três Mundos da Matemática, Trigonometria, Educação de Jovens e Adultos, Avaliações de larga escalaResumo
Esta investigação faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca traçar um comparativo entre as habilidades e competências avaliadas em Trigonometria no ENCCEJA e no ENEM aplicados em 2021, sob a luz do aporte teórico dos Três Mundos da Matemática, de David Tall, compostos pelos Mundos Corporificado, Simbólico e Formal. A escolha dessas avaliações de larga escala se deu em virtude de serem utilizadas por jovens e adultos para conseguirem o certificado de conclusão do Ensino Médio e para ingressarem no Ensino Superior. A análise permitiu evidenciar que ambos os exames buscam avaliar habilidades e competências na Trigonometria com questões que inserem o participante em um contexto criado para dar significado ao objeto matemático em lide. Foram identificadas nas duas avaliações tarefas que fazem com que o participante tenha que corporificar o triângulo retângulo e, a partir de um ângulo agudo e a medida do comprimento de um dos catetos dados no enunciado, utilizem a “fórmula” da razão trigonométrica a fim de operacionalizar os dados e calcular a medida da hipotenusa, transitando no sentido do Mundo Corporificado para o Mundo Simbólico. Contudo, o ENEM traz outra tarefa com um grau de complexidade maior, na qual o participante deve ter a habilidade de realizar múltiplas transições entre os Três Mundos da Matemática, nos diversos sentidos, combinando-os dois a dois ou fazendo uma combinação dos três mundos, a fim de relacionar a Trigonometria com outros objetos matemáticos e com grandezas estudadas na disciplina de Física. Essa análise permite concluir que o ENEM exigiu habilidades mais complexas no objeto matemático em lide, se comparado ao ENCCEJA, além de propor uma reflexão no leitor a respeito de uma universidade cada vez mais inclusiva e plural, onde possamos dar representatividade aos jovens e adultos que buscam resgatar suas cidadanias ao ingressarem, permanecerem e concluírem seus cursos superiores.
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