HABILIDADES EM TRIGONOMETRIA PARA JOVENS E ADULTOS EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA

UM BREVE COMPARATIVO

Autores

  • Wagner Gomes Barroso Abrantes Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/szdb3p02

Palavras-chave:

Três Mundos da Matemática, Trigonometria, Educação de Jovens e Adultos, Avaliações de larga escala

Resumo

Esta investigação faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca traçar um comparativo  entre as habilidades e competências avaliadas em Trigonometria no ENCCEJA e no ENEM aplicados em 2021, sob a luz do aporte teórico dos Três Mundos da Matemática, de David Tall,  compostos pelos Mundos Corporificado, Simbólico e Formal. A escolha dessas avaliações de larga  escala se deu em virtude de serem utilizadas por jovens e adultos para conseguirem o certificado de  conclusão do Ensino Médio e para ingressarem no Ensino Superior. A análise permitiu evidenciar  que ambos os exames buscam avaliar habilidades e competências na Trigonometria com  questões que inserem o participante em um contexto criado para dar significado ao objeto  matemático em lide. Foram identificadas nas duas avaliações tarefas que fazem com que o  participante tenha que corporificar o triângulo retângulo e, a partir de um ângulo agudo e a  medida do comprimento de um dos catetos dados no enunciado, utilizem a “fórmula” da razão  trigonométrica a fim de operacionalizar os dados e calcular a medida da hipotenusa,  transitando no sentido do Mundo Corporificado para o Mundo Simbólico. Contudo, o ENEM  traz outra tarefa com um grau de complexidade maior, na qual o participante deve ter a  habilidade de realizar múltiplas transições entre os Três Mundos da Matemática, nos diversos sentidos, combinando-os dois a dois ou fazendo uma combinação dos três mundos, a fim de  relacionar a Trigonometria com outros objetos matemáticos e com grandezas estudadas na  disciplina de Física. Essa análise permite concluir que o ENEM exigiu habilidades mais  complexas no objeto matemático em lide, se comparado ao ENCCEJA, além de propor uma  reflexão no leitor a respeito de uma universidade cada vez mais inclusiva e plural, onde  possamos dar representatividade aos jovens e adultos que buscam resgatar suas cidadanias ao  ingressarem, permanecerem e concluírem seus cursos superiores. 

Biografia do Autor

  • Wagner Gomes Barroso Abrantes

    Doutor em Educação Matemática pela UNIAN. Mestre em Matemática pela Sociedade Brasileira de Matemática. Graduado em Física pelo Centro Universitário ETEP. Graduado em matemática pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval.

Referências

ABRANTES, W.G.B.; GALVÃO, M.E.L. Um percurso pelos Três Mundos da Matemática a partir de questões de Trigonometria. In: XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, 2020, São Paulo. Anais. São Paulo, SBEM-SP, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Avaliações e Exames Educacionais. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais > Acesso em: 25 abr. 2023.

DIAS, F. V.; CARMO, H. C.; OLIVEIRA, H. S.; SILVA, J. A.; CRUZ, N. C.; GONZAGA, Y. M. Sujeitos de mudanças e mudanças de sujeitos: as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos. In: SORARES, L. Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Coleção Estudos em EJA. Autêntica Editora, 49-82, 2011.

HORBACK, K.; SCHEUER, T.; BASSO, R. Jovens oriundos da EJA e suas trajetórias no ensino superior. In: 8° Seminário brasileiro de estudos culturais e educação/5° Seminário internacional de estudos culturais e educação, 2019, Canoas. Anais. Canoas, PPGEDU, 2019.

MALESCHA, G. C.; CALMON, V. E. S.; CRUZ, I. R.; REIS, A. G.; ABRANTES, W.G.B. Questões de Trigonometria no ENEM 2021: uma análise sob a luz dos Três Mundos da Matemática. In: VIII Congresso Nacional de Educação, 2022, Campina Grande. Anais. Campina Grande, Editora Realize, 2022.

MONTES, M. El conocimiento del profesor en relación con las dificultades para la comprensión del concepto de infinito. Dissertação (Mestrado em Enseñanza y el Aprendizaje de las Ciencias Experimentales, Sociales y Matemáticas). Universidad de Huelva, 2011.

TALL, D. How humans learn to think mathematically: exploring the three worlds of mathematics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

TALL, D. Thinking Through Three Worlds of Mathematics. Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, vol. 4, 281-288, 2004.

WATSON, A.; SPYROU P.; TALL, D. The Relationship between physical embodiment and mathematical simbolism: the concept of vector. The mediterranean Journal of Mathematical Education, 73-97, 2003.

Downloads

Publicado

08/15/2024