CULTURA CORPORAL E JOGOS POPULARES

IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Giovanni Rafael Romano Valladão Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/53yg3754

Palavras-chave:

Cultura corporal, Jogos populares, Educação Física

Resumo

Os jogos populares e as crianças caminham juntos desde o momento que se reconhece a criança como um ser que brinca. As aulas de Educação Física devem dar chance a todos os alunos para que descubram o que cada um tem de melhor, sem promover exclusões. Neste sentido, os jogos populares e as brincadeiras vêm para descontruir um mito escolar dos mais difíceis de superar: “a criança para aprender precisa estar quieta, pois o corpo imóvel permite que a mente se mova melhor”. O presente estudo teve por objetivo analisar a importância dos jogos populares para as aulas de Educação Física escolar. Foram selecionados cinco professores de Educação Física que ministram aulas no primeiro segmento do ensino fundamental escolar, da rede pública da cidade de Belford Roxo, RJ. Cada professor possuía quatro turmas de 25 a 35 alunos totalizando uma média de 600 alunos. O conteúdo dos jogos populares, na graduação de Educação Física foi fundamental para a qualificação do trabalho docente; que os jogos efetivamente representam um instrumento prático para ser aplicado no trabalho direto dos educadores com as crianças; promovem o desenvolvimento integral; contribuem para diversas manifestações da cultural corporal; impossibilita a separação das atividades por gêneros e; difundem a cultura regional. 

Biografia do Autor

  • Giovanni Rafael Romano Valladão

    Doutor e Mestre em Educação pela UERJ. Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.

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Publicado

08/15/2024