AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

DESAFIOS E ALTERNATIVAS UTILIZANDO A PRÁTICA FOTOGRÁFICA

Autores

  • Luiz Fernando Villalba Santos Autor/in
  • Natália de Andrade Rocha Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.24119/mqcfn856

Palavras-chave:

Avaliação, Formação, Fotografia, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a avaliação no ensino superior e seus desafios, mostrando novas possibilidades e seus impactos, utilizando a disciplina de Fotografia de um curso de Comunicação Social como exemplo. Utilizando estudo bibliográfico, observação em sala de aula e pesquisa quantitativa pretendemos discutir como a prática fotográfica nesta disciplina pode fazer o papel da avaliação formativa em substituição à somativa e diagnóstica, que engessam o processo e não exploram o melhor dos educandos. Percorremos a questão do preparo dos docentes do ensino superior, que em sua maioria não recebem formação adequada. A base de nossa análise para o problema da avaliação no ensino superior serão os “cinco equívocos sobre a avaliação” de Pimentel e Carvalho (2021) passando pelo ''contrato didático” de Perrenaud (1999) além de outros. Sabemos que avaliação é um tema polêmico e que dificilmente se chegará a um consenso sobre suas práticas, mas é tema fundamental de discussão para quem já é ou pretende ser docente no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Villalba Santos

    Doutorando em Mídia e Cotidiano pela UFF

  • Natália de Andrade Rocha

    Doutora em Comunicação Social pela UERJ.

Referências

BORDENAVE, Juan Dias e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 26 ed. Vozes, Petrópolis, 2005.

CARDOSO, Silvia Helena. FOTOGRAFIA–ENSINAR? APRENDER?. Revista Belas Artes, v. 11, n. 1, 2013

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. 31. ed. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 2006.

GALOCHA, Carlos; POLETO, Simone Sicora; TAVARES, Manuel. Avaliação no ensino superior: paradoxos e desafios. Revista@ mbienteeducação, v. 10, n. 1, p. 25-35, 2017.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições, 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/mobral-movimento-brasileiro-de-alfabetizacao/>. Acesso em 23 ago 2022.

PERRENOUD, P. Avaliação, Artmed. Porto Alegre, 1999.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Cinco equívocos sobre avaliação da aprendizagem. SBC Horizontes, ago. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/08/equivocos-sobre-avaliacao>. Acesso em: 19 de Agosto de 2022.

PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008. ( Coleção Docência em formação)

PINTO, Neuza Bertoni. Contrato didático ou contrato pedagógico?. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 93-106, 2003.

SOUZA, Renato. Avaliação educacional [recurso eletrônico] / Cengage Learning. – São Paulo, SP : Cengage Learning, 2016.

Downloads

Publicado

08/15/2024